Como é a vida dos universitários que não são do município de Sobral

Davi Dantas, estudante de jornalismo - Foto - Nayanne Melo

Davi Dantas, é natural da cidade de Itarema no interior do Ceará, estudante do 6º período do curso de jornalismo pelo o Centro Universitário Inta (UNINTA), trabalha com marketing, atendimento, criação de conteúdo (Foto e vídeo de imóveis) e mora há pouco mais de um mês em Sobral. Na entrevista ele conta um pouco da sua experiência como estudante e como colaborador Vinãs Imóveis. Acompanhe a entrevista abaixo:

01- Por quê você escolheu cursar jornalismo?

R- Sempre tive comigo o hábito de escrever, na época poesias, poemas e algumas composições, tão logo no ensino médio já sabia que era comunicação, minha primeira opção mas caso não conseguisse iria ser um advogado que é minha segunda opção de curso. Mas a comunicação, o jornalismo em si sempre foi minha paixão.

02- Como funciona a rotina de um estudante de jornalismo?

R- Primeiro de tudo deve-se ter boa vontade e disposição, ao contrário do que muitos dizem ser um curso fácil, na verdade não, você é empurrado a um mundo totalmente novo, aberto a múltiplas oportunidades, costumo dizer que é aprender de tudo um pouco e sempre ter uma opinião formada sobre tudo mas sem fazer disso sua única verdade, é constantemente aprender.

03- Quais os maiores desafios encontrados como estudante da área?

R- Um dos maiores desafios pra mim é lidar com um mundo totalmente novo a cada dia, tudo se transforma a cada segundo, amanhã é outro dia e tudo pode se transformar numa fração de minutos, horas e como profissional da comunicação é essencial seguir essas mudanças, somando isso a desvalorização no mercado de trabalho e a famigerada questão de que não se precisa de diploma para ser um jornalista/comunicador, o que é totalmente inválido, pois no ambiente acadêmico é ensinado o essencial e você vai se aprofundando à medida que vai vivendo essas experiências.

04- Qual área você pretende seguir no jornalismo?

R- Ainda não tenho uma área específica mas rádio faz meu coração bater mais forte, bem como fotografia e redação.

05- Sabemos que você se mudou pra Sobral recentemente, por causa da faculdade de jornalismo. Qual está sendo o maior desafio de morar em uma nova cidade?

R- A rotina tem sido meu maior desafio, sempre tive uma vida pacata, claro com meus afazeres, mas aqui em Sobral o ritmo é diferente, tudo é mais acelerado, movimentado e o que são 24h ? Bom eu também não sei.

06- Como você consegue conciliar estudos e trabalho?

R- De início foi bem tenso, mas desde que fui contratado tive a liberdade de está disponível para afazeres acadêmicos, sempre que preciso uso meu tempo de trabalho para realizar atividades extras, estudar para provas bem como outras atividades que envolvem minha formação, como trabalho o dia todo acho essencial essa compreensão.

07- Você teve dificuldades para se adaptar a uma nova cidade?

R- Sim, bastante aliás, tive alguns problemas de adaptação mas com o tempo tudo se resolveu, agora estou bem melhor a vontade com tudo.

08- Qual o conselho que você daria, para pessoas que querem a área do jornalismo?

R- Perseverança e não ouvir muito comentários externos, de forma que eles às vezes atrapalham no seu processo de formação, geralmente são palavras de negação ou desvalorização quanto a sua profissão escolhida.

09- Até agora em sua jornada, qual foi o momento que você se sentiu mais realizado?

R-  Toda vez que consigo executar uma atividade conforme idealizo me sinto realizado, independente de nota, eu sei que sei meu melhor, e também a cada nova coisa que aprendo que antes era minha curiosidade e viver na prática a resolução dessas dúvidas é incrível.

10- Como você vê a sua profissão daqui há 10 anos?

R- Estou aprendendo a viver um dia após o outro, já fui muito de fazer planos para o futuro mas estou num novo momento de viver o hoje, mas de toda forma, desejo ao Davi do futuro um cara estabilizado, emocionante e financeiramente, realizado e feliz em outro estado ou país fazendo o que ama!

Foto - Nayanne Melo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hovet se torna campu de estágio para os alunos do jornalismo do UNINTA

O RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS

O estágio é a uma oportunidade de ingressar no mercado de trabalho